Aprendendo a usar a informática
O Centro Municipal de Inclusão Digital, montado na arena multiuso, possibilita o acesso gratuito à internet, cursos e qualificações. A intenção dos coordenadores do projeto é montar turmas, priorizando o atendimento individualizado, com um computador por usuário. Dessa maneira, a atenção é trabalhada conforme o ritmo de cada um e os conhecimentos assimilados com mais facilidade.
Os cursos oferecidos são de informática básica e intermediária e, ainda, o desvendamento do mundo virtual da internet, as preocupações com a segurança ao navegar, a criação e manutenção de e-mails e o trato com as redes sociais. Para Fernando Luiz Merizio, professor do núcleo, a idade dos participantes do projeto é mista. A faixa etária inicial é de 12 anos e não havendo limite. Uma das analises feitas pelos, é que as crianças têm mais facilidade de aprender.
Para Fernando, o fato das crianças terem o cotidiano incluído nas tecnologias, facilita a aprendizagem. Já as pessoas de mais idade precisam de um pouco mais de tempo para aprender a "usar um caixa eletrônico. Geralmente, as pessoas mais velhas não tiveram contato (com os avanços tecnológicos)", destacou.
A busca pelos cursos por pessoas de mais idade, está relacionada com a necessidade de estar incluído no circulo familiar, profissional e de amigos. O círculo social, para as pessoas que buscam esses cursos, é importante e através do projeto podem ter acesso a informação de parentes distantes ou até mesmo acessar fotos e saber sobre eventos familiares.
Os cursos estão em andamento. Mas, a partir de 2 de maio serão abertas novas inscrições para novos cursos. As inscrições estão abertas na arena multiuso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3350-7373.


